domingo, 13 de março de 2011

Tintas e Resinas

Como dito, postarei sobre assuntos aleatórios, então segue abaixo algumas informações sobre os principais tipos de TINTAS E RESINAS utilizados na indústria e no campo da Petrobras. Mais a frente estarei postando informações mais técnicas sobre o assunto. 




TINTAS ACRÍLICAS:

São tintas apresentadas em uma única embalagem (monocomponentes), contendo solventes, resina e pigmentos. A resina é um polímero acrílico. Em geral, são resistenes ao intemperismo (ação do sol e da chuva), sendo recomendadas na pintura de manutenção de tintas a base de borracha clorada ou outras monocomponentes.

As vantagens em seu uso são:

  • Têm baixo odor;
  • Não emitem vapores inflamáveis;
  • Não são combustíveis;
  • Não é necessário se preocupar com a proporção d emistura, por ser monocomponente;
  • Podem ser reaproveitadas caso fique resíduos ainda nos recipientes;
  • Possuem uma ótima adesão entre demãos e não necessitam de lixamento para a aplicação da demão subsequente, basta a superfície estar devidamente limpa;
  • São convertíveis, ou conversíveis.


TINTAS ALQUÍDICAS:

São tintas apresentadas em uma única embalagem (monocomponentes), sendo que no casso do famoso N-1259, vêm em duas embalagens devido á pasta de alumínio que é fornecida separadamente. É formulada com solventes, resina e pigmentos. Sua resina é um polímero resultante da reação da Glicerina com Óleos Vegetais e com Anidrído Ftálico que é um ácido proveniente  da Petroquímica.
Sua secagem (cura) se realiza por reação da resina que contém óleos na sua composição e o oxigênio do ar. este mecanismo é chamado de Cura por Oxidação. Existem diferenças para aplicação em indústria e para construção civil. Vou mencionar sobre as de aplicação na indústria, que é o meu foco aqui. Estas tintas recebema inclusão da resina fenólica, o que as torna mais resistentes. Sâo usadas quando se quer obter resistência ao intemperismo, pos proporcionam uma boa impermeabilidade, principalmente no caso da tinta da norma Petrobras N-1259, por conter o pigmento alumínio em forma lamelar, proporcionando a ação de leafing.

Suas principais características são:

  • Baixo custo inicial;
  • Baixa resistência à umidade, imersão em água, meios alcalinos, solventes fortes e produtos químicos;
  • Aplicadas em baixa espessura, geralmente 25 micrometros, pois a espessura excessiva ocasionará em uma falha/defeito que é o Enrugamento, devido ao seu mecanismo de cura. Defeito que será estudado em uma próxima oportunidade.


TINTAS EPÓXI:

Talvez a mais popular e mais usada, são fornecidas em duas embalagens (bicomponentes), uma contendo a resina epóxi e a outra contendo o agente de cura Poliamina ou Poliamida, podendo também ser fornecidas em três embalagens, nos casos da tinta ser na cor alumínio, sendo o 3º recipiente o que contém a pasta de alumínio.

-Tintas epóxis curadas com Poliamidas: São tintas de ótima resistência á umidade, imersão em água doce ou salgada, flexibilidade e aderência em aço carbono ou concreto. Conferidas pelo agente de cura a base de resina poliamida.

-Tintas epóxis curadas com Poliaminas: São tintas de excelente resistência a imersão em soluções ou vapores de produtos químicos.

-Tintas epóxis modificadas: São tintas de tecnologia moderna, usadas em substituição das tintas dos tipos Poliamidas e Poliamonas. Os epoximastíques, tintas de alto teor de sólidos e alta espessura são pertencentes à esta família. Formulados com pigmentos lamelares, inibidores de corrosão e aditivos tensoativos, conferem proteção anticorrosiva à superfícies que não foram submetidas ao Jateamento Abrasivo, portanto, são chamadas de tintas "Tolerantes à Superfície" ou surface-tolerants.

-Tintas epóxis curadas com Isocianato: É uma tinta utilizada como primer de aderência, o famoso N-2198, em superfícies de aço galvanizado, alumínio, aço inoxidável ou outros materiais não-ferrosos.

-Tintas epóxi Hidrossolúveis: São as chamadas WB (water-based). As características destas tintas são: Facilidade de diluição, pois é necessário apenas água limpa, facilidade na limpeza dos equipamentos, baixo odor e emissão de solventes próximo à zero.

-Massa Epóxi: As tintas epóxis são compostos com alto teor de sólidos por volume, que devem ser apropriadamente utilizadas para o nivelamento de superfícies pintadas ou a serem pintadas com tintas epóxi ou poliuretano. São recomendadas para o nivelamento de superfícies, na proteção de porcas e parafusos e no preenchimento de juntas ou no preenchimento de frestas em sobreposição de chapas ou vigas e aço carbono, a fim de evitar a formação de uma pilha eletrolítica no local, a chamada pilha de concentração iônica diferenciada.



TINTAS RICAS EM ZINCO À BASE DE ETIL SILICATO DE ZINCO:

São tintas de alto desempenho fornecidas em duas embalagens (bicomponentes), uma contendo a solução de silicato de etila e a outra contendo o pó de zinco metálico (filler).
Estas tintas protegem o aço carbono por meio de proteção catódica. Nos casos em que se deseja acabamento, deve-se aplicar uma tinta seladora (tie-coat), o famoso N-1202, ou o mist-coat (camada aplicada com a mesma tinta só que muito diluída, acima de 50%) selando a porosidade da tinta de zinco, afim de evitar a formação de bolhas na demão subsequente. É recomendado para ambientes altamente agressivos.
O filme curado é totalmente inorgânico e constituído por silício, zinco e oxigênio. Por este motivo representa resistência à altas temperaturas e é inerte à solventes, em geral.
Deve-se fazer um acompanhamento rigoroso na película seca pois a espessura excessiva pode ocasionar em falhas/defeitos como o craqueamento ou fendimento, o recomendado é, em média, 75 micrometros.
Seu mecanismo de cura é por hidrólise, onde a cura é dada pelo contato da película com a umidade do ar. Portanto, após sua aplicação, caso a umidade ultrapasse a margem dos 85% de URA, é benéfico á cura da tinta. Vale ressaltar também que, de acordo com a norma petrobras N-13 Rev. H, só pode ser aplicado tintas com estas características com a URA acima de 60%.



TINTAS POLIURETÂNICAS:

São tintas fornecidas em duas embalagens (bicomponente), uma contendo a resina poliéster ou acrílica polihidroxilada e a outra contendo o agente de cura a base de isocianato alifático ou aromático. As tintas de poliuretâno são de excelente resistência às intempéries, ou seja, resistência a ação danosa da radiação ultravioleta da luz solar e ao molhamento por águas de chuvas. As duas ações combinadas mais a variação de temperatura durante dias e noites, inverno e verão, provocam a degradação da maioria dos polímeros que constituem as resinas das tintas de acabamento. Vale ressaltar que a tinta poliuretânica usada como acabamento (N-2677), é curada com o agente de cura a base de isocianato alifático, em vista que o aromático não proporciona propriedades de retenção de cor e brilho e resistência ao intemperismo como o agente de cura a base de isocianato alifático e, no caso de tintas poliuretânicas com agente de cura a base de isocianato aromático, opita-se por usar tinta epóxi pelo seu custo/benefício.



TINTAS A BASE DE SILICONE:

São tintas fornecidas em embalagem única (monocomponente), exclusivamente usada quando se quer obter boa resistência à temperaturas elevadas (500°C), sua única desvantagem é que para a película da tinta curar totalmente, deve ser feito uma elevação de temperatura gradativa de 50°C em 50°C até 250°C, é chamado cura por polimerização térmica.
É bastante utilizado também no setor naval, onde se aplica tintas a base de silicone nos cascos dos navios e embarcações, a fim de evitar a incrustação de agentes marinhos, proporcionando uma redução nos gastos com combústível e na agilização das cargas, pois não ficam mais lentas devido ao incrustamento. Nesse processo, com o andar da embarcação a "craca" se desprende do casco. Diferentemente da tinta usada antigamente, que era venenosa e matava a vida marinha, portanto, é considerada ecologicamente correta.



Existem outras tintas que eram muito utilizadas na indústria e no camp da Petrobras, mas foram abolidas. Como o caso do zarcão, que é muito tóxico, o cromato de zinco, que é cancerígena e tintas betuminosas, ou alcatrão de hulha (coaltar-epoxy), considerado também tóxico. A tendência e a preferência hoje em dia é fazer o uso de tintas que não emitem alto teor de veículos voláteis, que tenham alto teor de sólidos ou 100% de sólidos, já temos hoje até tintas em pó!




Vimos os principais tipos de resinas utilizadas na indústria e principalmente no camo da Petrobras.
Em uma outra oportunidade disponibilizarei mais informações sobre o assunto.



Cordialmente,
Raphael Condessa.

3 comentários:

  1. Olá, bom dia!

    Notamos que você trabalha com tintas, resinas entre outros segmentos. Somos fabricantes de equipamentos que podem auxiliar no processo do seu trabalho. Estamos interessados em agregar bem estar ao seu desempenho e saúde.Ficaremos felizes em ajudar.
    É possível conferir a linha completa de produtos através do site: www.clinart-ambiental.com
    Qualquer dúvida entre em contato conosco! E-mail: clinart.comercial@outlook.com

    Agradecemos desde já sua atenção.

    Desejamos bons negócios para sua empresa.

    ResponderExcluir
  2. Congratulation for the great post. Those who come to read your Information will find lots of helpful and informative tips. YACIMIENTOS ARQUEOLÓGICOS

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui para compartilhar meu testemunho do que uma boa empresa de empréstimo confiável fez por mim. Meu nome é Nikita Tanya, do russo e sou uma adorável mãe de 3 filhos. Perdi meus fundos ao tentar obter um empréstimo, que era tão difícil para mim e meus filhos. Fui on-line para procurar um empréstimo. perdi até um dia fiel quando conheci esse meu amigo que recentemente garantiu um empréstimo a um homem muito honesto, Sr. Benjamin. Ela me apresentou a esse honesto oficial de empréstimos, Sr. Benjamin, que me ajudou a obter um empréstimo dentro de cinco dias úteis. Serei eternamente grato ao Sr. Benjamin por me ajudar a voltar a funcionar novamente. Você pode entrar em contato com o Sr. Benjamin via e-mail: lfdsloans@outlook.com eles não sabem que eu estou fazendo isso por eles, mas eu preciso fazer isso porque muitas pessoas estão por aí que precisam de assistência com empréstimos, por favor, venha para esse homem honesto e você também pode se salvar .WhatsApp: (+ 1 989-394-3740)

    ResponderExcluir